Quinta-feira, 16 de julho de 2020

Notícias / VIDA

Transtorno bipolar: tratamento é fundamental

31 Mai 2020 - 12:01

19 News

Transtorno bipolar: tratamento é fundamental

Foto: Internet

O transtorno bipolar atinge cerca de 140 milhões de pessoas no mundo. Apesar de não possuir cura, a doença conta com tratamento e controle, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes. Como os sintomas se encaixam também em outros transtornos, um médico especializado é fundamental para o diagnóstico, orientação e acompanhamento.


Entre os sintomas, um paciente com transtorno bipolar pode apresentar: irritação, fadiga, euforia, hiperatividade, agressividade, depressão, ansiedade, desinibição, apatia, falta de concentração, insônia, entre outros. Como os sinais são alternados, existe a dificuldade em diagnosticar rapidamente o problema.


Análise dos sintomas


Em linhas gerais, o paciente apresenta alteração de episódios de euforia e depressivos. Entretanto, a duração dessas fases não tem um tempo determinado. Aliás, os casos podem acontecer simultaneamente, o que os especialistas denominam como estado misto.


A origem dos sintomas não tem as causas completamente definidas. Fatores genéticos, hereditários e determinados episódios podem desencadear o problema.


Diagnóstico e tratamento


Para o diagnóstico, o médico leva em consideração o histórico do paciente, assim como o familiar. Aliás, o transtorno pode se manifestar já na infância, com episódios de variação do humor.


O tratamento da doença é multidisciplinar. Além do uso de medicamentos, a terapia é necessária. Outra ação recomendada para melhorar a qualidade de vida do paciente é a mudança de hábitos. Uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física ajudam na diminuição do estresse. É preciso também evitar o consumo de bebida alcoólica e de substância estimulantes, como cafeína e anfetamina.

Por Júnior Batista - Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet