Sábado, 6 de junho de 2020

Notícias / VIDA

Câncer x Covid-19: cuidados que pacientes oncológicos devem ter

Com a imunidade mais baixa, pessoas que estão em tratamento do câncer devem tomar cuidados redobrados

20 Mai 2020 - 16:41

Redação 19 News

Câncer x Covid-19: cuidados que pacientes oncológicos devem ter

Foto: Reprodução internet

A pandemia do coronavírus tem deixado toda a população mundial em alerta com os cuidados necessários para evitar o contágio. As pessoas pertencentes ao grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos, asmáticos e cardiopatas, devem ter uma atenção redobrada na prevenção. Com isso, muitas são as dúvidas sobre os pacientes oncológicos e a relação com a Covid-19. Afinal, pessoas em tratamento do câncer possuem uma maior vulnerabilidade de desenvolver complicações? 

Como os pacientes oncológicos costumam ter uma imunidade mais baixa em decorrência dos tratamentos aos quais são submetidos (quimioterapia, radioterapia, uso de corticóides, entre outros), é fundamental manter todos os cuidados possíveis durante esse período, inclusive em relação à manutenção tratamento.

O oncologista dr. Auro Del Giglio, do Hospital do Coração de São Paulo (Hcor), explica que cada caso tem que ser trabalhado em sua individualidade, visto que alguns pacientes terão que suspender o tratamento, enquanto outros terão que dar continuidade.

“O câncer é uma doença séria, que precisa de tratamento rápido, e sabemos também que, muitas vezes, não podemos adiar ou não administrar certos tratamentos ao pacientes. Isso gera uma situação na qual cada caso tem que ser analisado particularmente pelo oncologista responsável, de forma que esse oncologista, juntamente com o paciente, possa ponderar acerca de riscos e benefícios de cada situação em particular”, esclarece.

Em relação à vacina contra a influenza que está imunizando alguns grupos da população, o médico explica que quem já finalizou o tratamento oncológico não corre nenhum risco com a vacinação. No entanto,  aqueles que ainda estão se tratando devem consultar o especialista para ter a liberação.

“A vacina da gripe, que está sendo ministrada agora para a população, costuma ser segura para ser ministrada em pacientes com câncer. Todavia, pacientes extremamente imunossuprimidos, aqueles que estão recebendo quimioterapias que são bastante tóxicas para o sistema imune, têm que se aconselhar com seu oncologista antes de tomar qualquer vacina, em particular também a vacina da gripe”, recomenda dr. Auro.

Giglio alerta ainda que os exames de prevenção ao câncer devem ser realizados com muito cuidado nesse período de coronavírus. “Geralmente, são exames eletivos, não urgentes, e devem ser adiados para uma época na qual essa pandemia já esteja controlada. Nós não devemos fazer nenhum exame essencial nesses tempos e, se porventura, exames forem necessários, diminuir a exposição ao máximo desses pacientes. Então, exames de sangue, se possível serem feitos em coleta domiciliar, e exames de imagens feitos em locais que não estão envolvidos em cuidados com pacientes de Covid-19”, pontuou o médico.

Cuidados que os pacientes com câncer devem ter:

O oncologista explica que a prevenção à Covid-19 deve seguir todas as medidas recomendadas pelos especialistas e órgãos de saúde.

“Devemos ser favoráveis e instituir o isolamento social desses pacientes, devemos estimular a lavagem de mãos frequente para evitar a contaminação, evitar contato com pessoas que estão sabidamente doentes ou suspeitas de ter o coronavírus. Devemos sempre nos pautar por todas as recomendações que sociedades médicas determinam”, concluiu dr. Auro.

Outras medidas importantes:

-Se estiver na fase de tratamento, o recomendado é contatar sua equipe médica para avaliar se é seguro adiar seus retornos para um período com menor disseminação do coronavírus

-Evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais ou que esteja em investigação para possível infecção de Covid-19

-Em casos de sintomas como, febre, coriza, tosse seca, falta de ar, entre em contato com seu médico

-Se for necessário ir em ambiente de clínicas e hospitais, permaneça somente o tempo necessário. Dentro do possível, evite contato físico direto com o médico e a equipe de saúde

-Só leve um acompanhante para o centro de tratamento oncológico

-Restringir visitas hospitalares, liberando somente quando for estritamente necessário

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual o seu posicionamento em relação ao lockdown (isolamento total)?

Você deve selecionar uma opção
veja todas as perguntas
 
Sitevip Internet